quarta-feira, 21 de abril de 2010

Pra série: textos verdadeiros

Porque é tão dificil fazer nada quando o impulso é de fazer tudo???!!!!

Falsa Intimidade (Martha Medeiros)

Fala-se sobre as frageis relacoes amorosas de hoje, tao afetadas pela urgencia de satisfazer desejos imediatos, pelas inumeras possibilidades de contato instantaneo e pela pouca durabilidade dos sentimentos. Me pergunto: onde esta o furo dessa historia ? O que perdemos no meio do caminho ? talvez nem tenhamos perdido, talvez simplesmente nunca tenhamos encontrado aquilo que so a poucos casais foi dado viver e que os mantem unidos a despeito de toda a artilharia.
A marioria, hoje, vive suas relacoes afetivas e sexuais de forma periferica. Contenta-se com cama, orgasmos e satisfacao dos instintos. Isso somado a um cineminha, uma escapada no feriadao e um almoco em familia configura uma privacidade compartilhada, e e o que basta para confirmar que a relacao existe, seja ela chamada de rolo, namoro ou mesmo casamento.
Ainda me pergunto: onde esta o furo da historia ? Por que essa privacidade compartilhada nao se sustenta por muito tempo, nao satisfaz 100% e gera tantas frustacoes?
Com a possibilidade de acesso virtual a uma variedade de candidatos a grande amor e de seus cadastros (idade, profissao, time, fetiches), entrar na privacidade dos outros ficou muito facil. Porem, em proporcao inversa, que nem mesmo algumas relacoes duradourasconseguem atingir.
Intimidade nao se externa, nao se divulga, nao se oferece na internet. E nosso bem mais secreto, e onde guardamos a chave do nosso misterio, das nossas dores, das nossas duvidas, da nossa emocao genuina. Nao se compartilha isso com outra pessoa se ela nao tiver sensibilidade suficiente para nos ouvir e entender, para nos aceitar e nos acrescentar, para nos respeitar e ofertar em troca sua propria intimidade, selando a partir dai um tipo de pacto que beira o sublime.
Essa intimidade requer confianca plena, compatibilidade na maneira de enxergar o mundo e nenhum instinto malefico em relacao ao outro. Intimidade e quando duas pessoas, mesmo distantes em espaco, estao profundamente unidas porque se reconhecem cumplices, noa competem pela razao. Claro que a intimidade nao consegue evitar ciumes e conflitos de ideias, e tampouco se pretende que ele acabe com a solidao de cada um, que e sagrada, mas ela assegurara a longevidade de uma uniao que sera estabelecida pela generosidade do olhar: se estara mais preocupado em enxergar a alma do outro do que em fiscalizar para onde ele esta olhando.
Amigos conseguem essa magia mais do que muitas duplas romanticas, que frequentemente se enganam a respeito da falsa intimidade que o sexo faz supor. Invadir a privacidade alheia e moleza, basta um torpedo, um telefonema, um encontro. Mas ter acesso ao mundo interno que o outro habita e sentir-se a vontadenesse mundo e que torna tudo mais rao, mais magico e mais eterno.

3 comentários:

Geraldo Brito (Dado) disse...

As contorvérsias da intimidade...
Parabéns pelo blog!
Ps. Já havia passado aqui...

Ana Paula disse...

Amei o blog, texto lindos... voltarei sempreeee!!!! Boa semana pra ti.

LaísOliveira disse...

amei o blog, seguindo *-*